A massagem terapêutica é um conjunto de manobras que, a partir do toque, desempenham a função de estimular no organismo humano eventos fisiológicos que influenciam os estados emocionais e a cognição do paciente.
Esta é uma terapêutica antiga e atende o ser em sua integralidade, compreendendo-o dinâmico e complexo. A massagem terapêutica é abordada como técnica que estimula a pessoa de maneira integral sobre os sistemas neuropsicoendócrinos. Portanto, a massagem oportuniza uma forma não verbal de comunicação, gerando confiança e auto percepção no paciente.
A pele exerce fundamental importância nas relaçõesdos seres humanos. Ela é responsável pelo sentido do tato e dá capacidade aos animais, em especial ao ser humano, de se pôr em relação íntima com o meio externo, gerando experiências únicas e intensas que se desdobram de forma integral. Compreendendo que o ser humano para além da questão biológica, constitui-se como um ser reflexivo e sensível aos fatores externos, ele é capaz de mover-se e inspirar-se pelo que percebe e experimenta a medida que se desenvolve.
A massagem é uma experiência sensível, que consiste na arte do toque e na forma como essa habilidade explora o corpo humano. É uma forma complexa e envolventemente agradável, de se estimular o indivíduo de forma integral.
O termo terapia origina-se de cura, e a massagem explora essa busca, também através da auto percepção e das sensações que o toque evoca.
Discorrendo sobre o psiquismo, a massagem tem efeito calmante e relaxante.
Portanto, o massoterapeuta, a partir de sua experiência e de sua compreensão sobre a estimulação tátil, é capaz de incorporar diferentes técnicas a uma mesma sessão, aderindo desse modo, maior ganho à terapia.
FREQUÊNCIA:
A combinar com o fisioterapeuta.